- Longevidade News | Alpha Origin
- Posts
- Longevidade: Por onde começar?
Longevidade: Por onde começar?
Conhecimento sobre como viver mais e melhor

A maioria das pessoas quer viver mais e melhor, óbvio! Mas poucas pensam de forma estratégica sobre isso. Somos bombardeados diariamente com "hacks" de vida, suplementos e exercícios milagrosos que prometem prolongar e melhorar nossos dias. É tentador embarcar nessas soluções rápidas. Eu mesmo já caí nessa armadilha inúmeras vezes.
Mas há um problema com essa abordagem: ela coloca táticas na frente da estratégia. Peter Drucker definiu assim "Gestão (táticas) é fazer as coisas de maneira correta e liderança (estratégia) é fazer as coisas certas". Peter Attia se aproveitou desse conhecimento e usou como método para direcionar os esforços de seus pacientes na busca por longevidade e publicou em seu livro Outlive:
Objetivos → Estratégia → Táticas
Nesse sentido, aqui na Longevidade News, incentivamos as pessoas a buscarem: "Viver mais e melhor, com propósito e performance.” É um bom ponto de partida, mas precisa ser aprofundado. O filósofo Immanuel Kant disse que a verdadeira liberdade vem de agir com a motivação correta. No contexto da longevidade, isso significa compreender "por que” você quer viver mais, antes de definir o “como”, recentemente falamos sobre como começar a pensar sobre isso.
O que "melhor" significa para você? Que tipo de desempenho importa? O conceito do "Decatlo do Centenário", de Peter Attia, pode ajudar a esclarecer isso. Ele apresenta uma lista longa a seus pacientes, perguntando quais dessas atividades são fundamentais para eles aos 100 anos de idade, veja aqui algumas:
Caminhar 2,4 km em uma trilha com subidas.
Levantar do chão sem ajuda, usando no máximo um dos braços como apoio.
Pegar uma criança pequena do chão.
Carregar duas sacolas de compras de 2,3 kg cada por cinco quarteirões.
Levantar uma mala de 9 kg até o compartimento superior de um avião.
Manter-se em equilíbrio sobre uma perna só por 30 segundos, de olhos abertos ou fechados.
Ter relações sexuais.
Subir quatro andares em até três minutos.
Abrir um pote de vidro.
Pular corda 30 vezes seguidas.
Com os seus objetivos claros, você pode desenvolver uma estratégia. Por exemplo, para percorrer a trilha com subidas (item 1) aos 100 anos, você precisa ter um VO2max de ≈ 30. Ou seja, sabendo que seu VO2max reduz ao longo da vida, qual deve ser o seu VO2max hoje para que, com o declínio esperado, você ainda consiga fazer isso aos 100? É assim que é criado um plano. Sem chutes, baseado em ciência.
Sua estratégia precisa ser personalizada
Sua genética, sua saúde atual, seu estilo de vida, as causas que foram responsáveis pela morte de familiares próximos — todos esses fatores e muitos outros tornam sua jornada de longevidade única. Por isso, uma análise pessoal sobre seus riscos é essencial. Identificar esses riscos específicos é fundamental para criar uma estratégia eficaz.
Talvez você esteja sedentário, talvez tenha uma hérnia, asma ou diabetes; talvez tenha pressão e/ou colesterol alterado; ou talvez esteja 100% saudável e só precise prevenir doenças baseadas no seu histórico familiar e DNA. Perceba, é complexo, por isso, nesse momento é ideal buscar um bom médico que fará as perguntas corretas.
Somente após responder a essas perguntas você conseguirá, junto com os profissionais que cuidam da sua saúde, definir táticas efetivas como: Quais tipos de exercícios priorizar, quais outros profissionais você precisa buscar, que mudanças de hábitos fazer, quais tratamentos precisa iniciar, entre muitos outros — tudo dentro de uma estratégia personalizada. E lembre-se comece fazendo algo que você tenha afinidade, pois a parte mais difícil é manter o hábito.
Isso significa que você deve esperar para implementar hábitos saudáveis? Pelo contrário! Comer bem, dormir melhor, praticar atividades físicas e reduzir o estresse são táticas globais que todos deveriam adotar desde já.
Essa abordagem traz a liberdade que Kant descreveu. Você não estará seguindo modismos cegamente, mas fazendo escolhas fundamentadas em um entendimento profundo dos seus objetivos e do seu corpo, investindo seu tempo e dinheiro no que realmente importa para você.
É um caminho mais trabalhoso. Exige mais reflexão, mais intenção, mais proatividade. Mas é também o que separa quem apenas torce por uma vida melhor de quem realmente está executando um plano para viver bem até o fim.
Gostou desse conteúdo? Quer receber semanalmente conteúdos sobre como viver mais e melhor?